Quais Medidas de Prevenção e Combate a Incêndio podem ser utilizadas em um Projeto?

Para sabermos quais medidas devem ser utilizada em uma edificação, devemos primeiramente entender quem avalia e solicita a utilização dessas medidas. Neste caso, seriam o corpo de bombeiros de cada estado, ele tem a função de instruir e deliberar por medidas técnicas informações necessárias para que o projetista, proprietário, prevencionista, etc., possa ter informações legais para se basear e utilizar medidas de segurança contra incêndio em sua edificação.

Como cada estado tem um corpo de bombeiros com informações técnicas diferentes, deve ser procurado em seu respectivo site, abaixo acervo de alguns estados escolhidos por região:

AC: http://cbmac.acre.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/Nova-ETCB.pdf

BA: decreto_no_16.302_de_27_ago_15_-_regulamenta_a_lei_no_12.929.pdf

GO:https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/NT-01_2020-Procedimentos-Administrativos-ANEXO-A.pdf

SC:https://dsci.cbm.sc.gov.br/images/arquivo_pdf/IN/Em_vigor/IN_001_parte_2_18junho2020_2edicao.pdf

SP:http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/dsci_publicacoes2/_lib/file/doc/decreto_63.911.pdf

Com base no que é descrito nas normas técnicas do corpo de bombeiro de cada região é que podemos avaliar quais medidas de segurança devem ser implementadas na edificação, caso falte alguma informação nesta norma, devemos procurar informações em NBRs ou em normas internacionais.

Abaixo apresento as medidas utilizadas em projetos de combate a incêndio, sendo que separei em dois tipos, uma sendo medidas ativas que correspondem a um conjunto de medidas de reação ao fogo e outra as medidas passivas que correspondem a um conjunto de medidas que devem ser tomadas durante o projeto para evitar um foco de incêndio:

Pronto! Essas são as medidas que utilizamos em projetos de combate a incêndio. Lembrando que cada medida possui um especificação normativa que explica como ela deve ser aplicada.

Espero que tenha gostado do tema. Se caso tiver alguma dúvida, comenta aqui embaixo.

Compartilhar

Posts Relacionados